segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Punta Cana e Santo Domingo - República Dominicana - Caribe.

Com quase 1 ano de atraso, consegui achar um tempo para o post sobre Punta Cana - República Dominicana - Caribe.
Obs.: todas as informações publicadas são sobre dezembro de 2012, mais precisamente período de Natal, ou seja, em outras datas pode-se conseguir promoções bem mais atrativas, ainda mais considerando que em dezembro o calor é mais ameno (dizem que no verão de lá o calor é quase insuportável o que faz com que americanos, por exemplo, fujam do local, rs) e que não há probabilidade de furacões ou chuva nessa época, o que faz a procura aumentar mais ainda. A época de furacões vai de julho a novembro, porém há tempos não passa um por lá, o último foi em setembro de 2004, mas vale considerar que nessa época a probabilidade de chuva e tempestades tropicais é mais alta e, exceto alguns poucos (e pequenos) shoppings, praticamente não há o que se fazer e os valores estão em dólar, bem aceito por lá (a taxa de conversão não é muito atrativa, então se você preferir usar a moeda local: a oficial do país é o peso dominicano).
Ao longo do post vou incluir links de pesquisa do site http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/punta-cana-ricardo-freire/, pois foi lá que obtive informações sobre o local. E aqui está o link para o site oficial do país (em português): http://www.republicadominicana.tur.br/

O lugar é perfeito, o paraíso na Terra
Ficamos 7 dias, passamos o Natal lá.
Punta Cana é uma região litorânea localizada no extremo leste da República Dominicana, no Caribe. Faz parte do distrito municipal de Punta Cana-Bávaro-Verón-Macao, em La Altagracia, a província mais oriental da República Dominicana. Possui 8 km de praias de areia branca e fina, com águas cristalinas cercada por corais. 

A língua oficial do país é o Espanhol. Não precisa de Visto, somente do passaporte. Na chegada ao país você vai "comprar" uma permissão para estar no seu território, é como se fosse uma taxa turismo, no valor de $ 10,00. Antes de ir eu li em alguns Blogs que na saída pagaria uma taxa de $ 20,00 porém nem eu nem meu marido (fomos para destinos diferentes) pagamos, mas considere essa possibilidade.
Comprei as passagens de avião pela decolar.com pois dava para parcelar, lembrando que se você comprar direto com a cia aérea pode sair mais em conta. Fui pela Copa Airlines, com Conexão no Panamá, onde o aeroporto mas parece um shopping  cheio de lojas Dutty Free (livres de imposto) e gostei bastante.
Eu desci em Santo Domingo, capital da República Dominicana, mas somente porque foi lá que encontrei meu marido que estava em Missão de Paz no Haiti, mas indico a quem não tem interesse de conhecer a capital, e sua história, que pegue o avião direto para Punta Cana (é um pouco mais caro, mas compensa).
"A capital Santo Domingo de Guzmán é a cidade mais antiga da América. Habitada por taínos desde o século VII, o país foi descoberto por Cristóvão Colombo em 1492 e se tornou o local do primeiro assentamento europeu na América." (Fonte e maiores informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Dominicana ).
 A República Dominicana é tida como um dos países mais seguros do continente, mas não é demais tomar alguns cuidados (em Santo Domingo como em qualquer grande cidade do Mundo - mundo é diferente de Brasil. hehe e em Punta Cana, sempre deixe seus pertences dentro do cofre no quarto do hotel, antes de escolher o resort eu li relato de furtos dentro de algumas redes famosas de hotel, por isso escolhi pela Barceló, mundialmente conhecida).
Logo ao chegar a Santo Domingo já me apaixonei... o trajeto que leva do aeroporto até o hotel (fiquei no Mercure que fica na Ciudad Colonial - Centro Histórico de Santo Domingo - e super indico, rede conhecida que alia conforto a preço justo, o quarto é ótimo, o hotel possui wi-fi e um excelente restaurante com preços ótimos e o atendimento é exemplar. Ah! A diária encerra ao meio-dia, mas eles possuem um porta-malas com chave, gratuito para hóspedes. Deixei minha mala lá enquanto passeava. rs) é lindo (táxi do aeroporto até o hotel: $ 40,00), passa pela orla e pela Ciudad Colonial e, mesmo à noite, já faz você perceber que chegou ao Caribe. Cheguei quase meia-noite e, depois de um dia inteiro voando, desmaiei. Acordei cedo e, de posse de um mapa que me foi fornecido pela recepção do hotel, já fui para rua praticar meu "portuñol" (povo simpaticíssimo e super acolhedor!!! Quando percebem que você é de fora, já vem puxar assunto e dar informações, me senti super segura e não vi nenhum morador de rua na zona turística). Alguns guias quando percebem você com o mapa na mão vêm oferecer o serviço para guiar você pela Ciudad Colonial, mas sinceramente não acho que vale a pena, o mapa mostra os pontos e se você quiser conhecer a história pode perguntar aos nativos. hehe  Se você achar que há necessidade o serviço custa $ 30,00 e pegue sempre um guia com crachá. Vale ressaltar que para se virar lá, você deve falar um pouco de espanhol, eles não entendem nada de português (algumas palavras são iguais em português e em espanhol, mas se você falar sem o sotaque eles simplesmente não entende, eu ria que só!) e arranham o inglês. O mapa marcava os principais pontos turísticos que vão desde um Forte que foi construído para proteger a cidade (o belíssimo Forte Osama), incluindo várias igrejas (dentre elas a 1ª igreja das Américas), a antiga casa de Cristóvão Colombo (lá conhecido como Cristobal Colón, que nem chegou a morar na casa, que ficou para seu filho Diego), a 1ª rua de pedras das Américas, Ruínas do Monasterio Franciscano, o Panteon de la Patria (alguns nativos afirmam que aqui está enterrado o corpo de Cristóvão Colombo, já outros dizem ter certeza que os restos mortais estão na Catedral de Santo Domingo, onde era de vontade do próprio Colombo e a maioria diz estar enterrado no Farol da cidade, rs Como eu sempre ouvi dizer que os restos mortais do descobridor estavam enterrados em Sevilha, na Espanha, resolvi fazer uma pesquisa ao chegar no Brasil, que foi frustrada, pois ao que parece o verdadeiro paradeiro do corpo é um mistério. rs) e 1 museu de pedras Âmbar belíssimo, entre outros. Enfim, para quem gosta de história a capital é recomendadíssima, já quem quer somente sombra e água fresca indico que vá direto à Punta Cana, até porque tem que caminhar muito para conhecer todos os pontos turísticos da capital. 
Quem não desce direto em Punta Cana tem opção de ir de ônibus ou como eles chamam por lá: autobus ($ 10,00 - com 3 horários disponíveis, sendo que o último passa às 16 horas, levando cerca de 4 horas até Punta Cana - não vendem passagem pela internet, somente no horário de saída do ônibus, então é bom chegar cedo ) ou táxi ($ 140,00 com um "taxero" indicado no hotel Mercure, se for pegar direto do aeroporto custa $ 170,00 - levando cerca de 2 horas até Punta Cana)*. 
Mais informações aqui: http://www.viajenaviagem.com/2010/06/santo-bumba-minha-cronica-de-hoje-no-divirta-se-do-estadao/
*Todos preços e horários pesquisados em dez de 2012. Pesquisar antes de ir, pois pode ter mudado!!!
O inverno Caribenho (dezembro a março) é alta temporada por lá, pois é a estação mais seca e a que não há probabilidade de furacões e tempestades, li relatos que a água não estaria quente em dezembro o que não aconteceu... achei a água morninha. rs Mais informações: http://www.viajenaviagem.com/2010/11/vou-para-o-caribe-e-me-dei-conta-que-e-inverno-e-agora/
Há vários tipos de resorts, para todos os bolsos, onde é comum o sistema All Inclusive, onde tudo que se consome, 24 horas por dia, está incluso no valor da diária. Ficamos num dos hotéis da mundialmente conhecida rede Barceló (http://www.barcelo.com/BarceloHotels/pt_PT/home-barcelo-hoteles.aspx), que fica na praia de Bávaro (considerada a mais bonita de Punta Cana e uma das 10 mais bonitas do Caribe - não confundir o distrito de Bávaro com a PRAIA de Bávaro - no mapa que citei que possuo, dá pra ver a diferença, é só me pedir), a 200 metros da vila, logo abaixo do villarejo de El Cortecido, local onde o mar é tido como mais calmo (há outras partes, Macau por exemplo, onde a praia fica extremamente suja de algas, pelas ondulações do mar que as trazem para a areia - eu tenho um mapinha das praias de Punta Cana, se quiser é só me pedir). Fiz a reserva direto no site do hotel, assim saiu bem mais em conta do que fazê-la pela Decolar.com ou Booking.com. O único problema é que desse modo tem que pagar à vista, e em dólar, no checkin... enquanto que pelos sites de reservas pode-se parcelar. Pegamos uma cabana "pé na areia" e indico que vocês façam o mesmo, pois nada como dormir ao barulho e acordar com aquele azul do mar do Caribe (fotos do hotel abaixo). Lá não há tanta maresia como nas praias do Brasil e nenhum cheiro de peixe. Sei que a maioria dos resorts oferecem um upgrade para quem paga um plus, é a pulseira VIP, confesso que não senti falta (me foi informado que as vantagens são: preferência no checkin e reserva de restaurantes, bem como alguns serviços: internet, serviço de quarto, dentre outras), pois fui bem atendida em tudo. 
Ah! A internet é paga, quanto mais dias... mais barato fica. Procure o local assim que chegar (geralmente é terceirizado e fica no "centro" do resort) e, se achar necessário, já garanta a sua. No meu resort o sinal pegava até na areia (Instagram bombavaaaa!! rsrs) e o preço era justo, já uma amiga e outro amigo me disseram que pagaram bem caro no resort deles, por tanto é bom pesquisar no site do resort se você não fica longe da internet. 
Há atividades o dia todo que incluem: caminhadas ou ciclismo pela manhã, jogo de volley de praia e volley dentro da piscina o dia todo, brincadeira com animadores, hidroginástica, alongamento, dança (bachata, salsa e merengue), shows noturnos infantis e adulto, etc... Há um quadro enorme para consultar o horário das atividades no meio do resort. Há cabanas de massagem por todo canto do resort e eles realizam casamentos, quando estávamos lá teve um.
Logo que você chega já vem uma funcionária com drinks para recebê-lo e partir daí é só festa, afinal... estamos no Caribe! Arriba!
Nas áreas comuns e nos caminhos entre as cabanas/apts há "piedras cantantes"  que tocam música caribenha 24 horas, fazendo com que você passe a viver num mundo a parte. rs O ritmo oficial da Rep Dom é a Bachata, embora toque muita Salsa e Merengue também. O resort tem inúmeras opções de restaurantes (dois "pé na areia": um que serve café da manhã e almoço e o outro lanches e petiscos pela tarde e um pedaço da noite), com diferentes culinárias (alguns precisam de reserva, feitas pela manhã próximo à recepção do resort, mas sempre consegui fazer sem problemas e alguns são na beira da praia), bares (alguns 24 horas e um "pé na areia").
O resort possui serviço de carrinho elétrico para levar os hóspedes de um canto a outro (que é praticamente uma cidade), por exemplo, quem fica pé na areia como nós... fica longe da recepção (onde fica o maior e mais variado restaurante, do bar mais animado, do Café, do maior Teatro (shows noturnos todas a noites) e do Cassino. Nunca utilizamos do serviço, pois é tão lindo andar por entre os caminhos do resort, ouvindo música Caribenha... rs
Algumas opções (e impressões) sobre os resorts da região:
http://www.viajenaviagem.com/2010/06/como-escolher-seu-resort-em-punta-cana/
Importante:  tanto em Santo Domingo quanto em Punta Cana, se você for chegar tarde, você deve enviar um e-mail para o hotel informando o código de reserva e o "Late Checkin" e pedindo para o hotel manter a reserva e confirmar para você (imprimir a confirmação) . É importante fazer isso, pois eles possuem horário limite para cancelar sua reserva caso você não chegue (depende do hotel, mas geralmente é até 16 horas - se informe no site do hotel).
Dentro do resort havia 3 lojas, uma que vendia de tudo (incluindo remédios) e as outras que eram próprias de souvenirs, roupas e lembranças) e na vila há alguns shoppings que oferecem translado grátis do hotel, bastando deixar o nome na recepção do hotel (numa manhã de chuva fomos ao maior deles, porém os preços não são muito atrativos). Muitos hotéis têm pequenas lojas com preços duty-free dentro do complexo, abertas apenas a estrangeiros.
Opções de passeios:
http://www.viajenaviagem.com/2010/06/punta-cana-os-passeios/
Aqui estão reunidos todos os links que você precisa para desvendar Punta Cana:
http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/punta-cana-ricardo-freire/punta-cana-links-e-posts/ 
Acho que isso, acho que nem preciso dizer que na hora de ir embora o coração aperta, a magia desse lugar é única. Ah! Eles tem verdadeira adoração por brasileiros, quando nos enxergam gritam pelos caminhos e corredores (ao perguntar a um funcionário como eles identificam os brasileiros, eles responderam que é pelos olhos, para meu espanto! kkkkk).
 Ah! Não esqueça de levar o cartão internacional de vacinação (leva o cartão normal na ANVISA e solicita o internacional, preenchendo antes um cadastro no site da ANVISA; quando eu fui, nesse cadastro eles já marcaram a data de ir na ANVISA) com carimbo da vacina contra a febre amarela tomada com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem.
E boa viagem!!!Aqui ficam algumas fotos e vídeos para exemplificar:

Bávaro Beach: 







 O resort:




Santo Domingo:


Vídeos:
A praia:
https://www.facebook.com/photo.php?v=517259661669710&l=9020257139065329647 

Dança na manhã de chuva:
https://www.facebook.com/photo.php?v=491636280898715&set=vb.100001570429048&type=3&theater
https://www.facebook.com/photo.php?v=491631760899167&set=vb.100001570429048&type=3&theater




4 comentários:

  1. Déia obrigada pelo post! Adorei as dicas! Estou futricando nos links que vc passou, as informações são ótimas!!!!!!! Que fotos lindas, babo em todas :p

    ResponderExcluir
  2. Janna, vc vai amar! Já estou louca para ver tuas fotos e matar a saudade!

    ResponderExcluir
  3. Ai que tudo, vc explicou tudo tão direitinho!!! Valeu pelas super dicas... E essas fotos mais lindaaas?? COm esse mar tãaaao azul?? Eu quero logooo!!!! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, um dos poucos lugares que fui e voltaria sem dúvidas (não gosto de voltar em local repetido). rsrs

      Excluir