domingo, 25 de outubro de 2009

Parque Nacional da Chapada Diamantina

Muito bom para quem gosta de aventura, mas aviso: quem não tem preparo físico nem se aventure, pois os melhores passeios pedem um esforcinho.
Sugiro: Gruta da Lapa Doce, Cachoeira da Fumaça (12 km de ida e volta com subida, mas o visual compensa), Poço Azul, snorkeling na Gruta Azul. É só me mandar um e-mail que eu envio o mapa e os roteiros. Não contratamos guia, fomos sozinhos, somente na Gruta da Lapa Doce, pois é obrigatório e custa R$10,00. ^^
Sugiro a pousada Doce Lar (reservadocelar@hotmail.com) é bem simples, mas tem garagem e é confortável e com o melhor café da manhã que já tomei. Eles preparam bolos diferentes a cada dia e fritam bolinho de chuva na hora que é servido com canela. Hummmmmmm. Não tem tv no quarto (tem uma sala de TV para hóspedes) mas você não vai ficar nem um minuto nele, só para dormir e acredite, cansado. rsrs E nem ar (dispensável, pois sempre refresca à noite). R$ 80,00 casal com café, em Lençóis. Se o último quarto estiver vazio, reserve, ele fica próximo a uma pequena cachoeira e dormir com o barulho dela é muito bom. Ele tem varanda com rede e varal pra pendurar as roupas (vc vai precisar).
Leve dois tênis se puder, pois um pode molhar e muita roupa de ginástica. Mochila com lanche, toalha pequena, protetor solar, lanterna no dia da caverna (se não tiver não tem problema o guia leva lampeão, mas se tiver a sua melhor né? foca a luz onde quiser já que são muitas estalactites e estalagmites), repelente, boné, hawaianas (pois em algumas trilhas tem que passar dentro dágua, daí vc tira o tênis e a meia, usa a hawaianas e depois seca o pé e coloca a meia e o tênis sequinho novamente) e muita água. Se tiver camel back melhor. Ah... e lógico a máquina fotográfica.
A melhor época pra ir é lá por março. A cachoeira da fumaça agora em junho nem existe, por exemplo (é sério, por isso ela leva esse nome: pois some na seca).
*Asteriscos sobre a Chapada: passeio até Mucugê (cemitério bizantino e algumas cachoeiras) dispensável, só vá se tiver tempo sobrando.
Rapel no Poço do Diabo: visual da Cachoeira ao fundo perfeito!!!


Vale do Capão - Cachoeira da Fumaça


Nenhum comentário:

Postar um comentário