sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Petrópolis - RJ

Como chegar: do Rio de Janeiro pegue a BR 040.
Os pontos turísticos são feitos todos praticamente a pé. A cidade tem dificuldade de estacionamentos, então estacione em frente ao Museu Imperial e faça o tour a pé.
O Museu só abre às 11 hrs então aproveite para ir antes:
* Na Catedral São Pedro de Alcântara em estilo gótico que guarda os restos mortais de D. Pedro II, Da. Teresa Cristina, Conde D'Eu e Princesa Isabel.
* Ao Palácio de Cristal (R$ 5,00) que reúne técnicas vanguardistas de cristal e ferro, trazido da França (presente de Conde D'EU para Princesa Isabel) para ser sede da Associação Hortícola e Agrícola (1884) mas transformou-se em espaço para festas e saraus da aristocracia. Em 1888 a princesa organizou a festa da liberdade, comemorativa da abolição da escravatura.
* Ao Palácio Rio Negro (fotos só em frente): "O barão do Rio Negro comprou o terreno em 1889, em 1903, o governo federal incorporou o imóvel que passou a ser a residência oficial de verão de presidentes da República como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart, entre outros.O hóspede mais recente foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva."
* A Casa da Princesa Isabel: A Casa da Princesa Isabel e do Conde d'Eu possui hoje Companhia Imobiliária de Petrópolis e funciona o Antiqüário da Princesa, com peças do período monárquico à venda, orém só abre em dias de semana.
* O Relógio das Flores na PUC e na mesma rua no Museu de Santos Dumont e no Museu de Cera.
Na frente do Museu saem passeios de charrete que passam pelos principais pontos turísticos (R$ 50,00 para 4 pessoas).
De volta o Museu delicie-se com o rico acervo da antiga casa de verão da família imperial. Lá estão as coroas de D. Pedro I e II, a pena cravejada de brilhantes que Princesa Isabel usou para assinar a Lei Áurea.
Termine o dia passeando pelas calçadas da Rua Teresa e tomando um chocolate quente com pão com linguiça na Casa do Alemão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário