domingo, 25 de outubro de 2009

Parque Nacional da Chapada Diamantina

Muito bom para quem gosta de aventura, mas aviso: quem não tem preparo físico nem se aventure, pois os melhores passeios pedem um esforcinho.
Sugiro: Gruta da Lapa Doce, Cachoeira da Fumaça (12 km de ida e volta com subida, mas o visual compensa), Poço Azul, snorkeling na Gruta Azul. É só me mandar um e-mail que eu envio o mapa e os roteiros. Não contratamos guia, fomos sozinhos, somente na Gruta da Lapa Doce, pois é obrigatório e custa R$10,00. ^^
Sugiro a pousada Doce Lar (reservadocelar@hotmail.com) é bem simples, mas tem garagem e é confortável e com o melhor café da manhã que já tomei. Eles preparam bolos diferentes a cada dia e fritam bolinho de chuva na hora que é servido com canela. Hummmmmmm. Não tem tv no quarto (tem uma sala de TV para hóspedes) mas você não vai ficar nem um minuto nele, só para dormir e acredite, cansado. rsrs E nem ar (dispensável, pois sempre refresca à noite). R$ 80,00 casal com café, em Lençóis. Se o último quarto estiver vazio, reserve, ele fica próximo a uma pequena cachoeira e dormir com o barulho dela é muito bom. Ele tem varanda com rede e varal pra pendurar as roupas (vc vai precisar).
Leve dois tênis se puder, pois um pode molhar e muita roupa de ginástica. Mochila com lanche, toalha pequena, protetor solar, lanterna no dia da caverna (se não tiver não tem problema o guia leva lampeão, mas se tiver a sua melhor né? foca a luz onde quiser já que são muitas estalactites e estalagmites), repelente, boné, hawaianas (pois em algumas trilhas tem que passar dentro dágua, daí vc tira o tênis e a meia, usa a hawaianas e depois seca o pé e coloca a meia e o tênis sequinho novamente) e muita água. Se tiver camel back melhor. Ah... e lógico a máquina fotográfica.
A melhor época pra ir é lá por março. A cachoeira da fumaça agora em junho nem existe, por exemplo (é sério, por isso ela leva esse nome: pois some na seca).
*Asteriscos sobre a Chapada: passeio até Mucugê (cemitério bizantino e algumas cachoeiras) dispensável, só vá se tiver tempo sobrando.
Rapel no Poço do Diabo: visual da Cachoeira ao fundo perfeito!!!


Vale do Capão - Cachoeira da Fumaça


Aracaju - SE

* Cidade limpa e agradável como promete a propaganda, porém para morar. Apesar da Orla de Atalaia ser bonita o mar é horrível e não tem um visual que chame atenção dos olhos... A única parte da praia que valeu a pena foi o bar do Paraty, mesmo assim o arrependimento de ter perdido o feriadão de 12/10/2009 bateu...
Á noite a única coisa que se tem para fazer é passear pela Passarela do Carangueijo. Na orla de Atalaia tem o Oceanário de Aracaju = Meia boca. Para quem conhece o Oceanário de Rio Grande - RS e o Projeto Tamar da Praia do Forte - BA o Oceanário de Aracaju é muito fraquinho.
O visual da ponte que tem as torres que mudam de cor é muito bonito, porém o bairro é perigoso e não nos arriscamos a descer para curtir. :(
Ñ vou indicar pousada, pois a que fiquei tinha o colchão tão duro que parecia pedra, mas sei que lá tem o hotel Ibis que sempre garante bons preços e ele fica na orla de Atalaia, ótima localização.

(",)

*Asteriscos sobre o litoral Baiano.

* Porto Seguro é tudo que dizem e um pouco mais. Vale a pena dar uma esticadinha até Arraial D'Ajuda e Trancoso. Fui até a Praia do Espelho (recomendada pelo Guia 4 Rodas como um dos 10 melhores roteiros para 2009) porém não vale a pena o esforço (pior estrada que já dirigimos).
* Em Salvador só a Praia do Flamengo vale a pena. A do Porto da Barra é simpática, porém tem que alugar cadeiras e guarda-sol e lota na alta temporada.
* Guarajuba é uma prainha simpática, limpa e ideal para levar a família e crianças.
* Itacimirim é totalmente dispensável.
* Imbassaí é bonita, porém tem um acesso muito difícil e tem frequentadores estranho meio estranho. ^^
* Praia do Forte Na minha opinião é a melhor do litoral norte, é muito bonita e passear pelas ruas da vila é um charme. O Projeto Tamar das tartarugas também é interessante. O mergulho nas piscinas de Papa Gente é legal.
* Barra do Jacuípe só é bela nas fotos, pois a única foto divulgada é tirada dum imenso coqueiral com águas esverdeadas. Porém o povo que frequenta é muito mal educado e fica na beira do rio (mar encontra com rio) que tem um vegetação muito feia. Sem contar o atendimento das poucas barracas que é péssimo.
* Morro de São Paulo e Ilha de Boipeba (piscinas naturais de Moreré) amei, não sei se pelo estado de espírito na época ou pela vista maravilhosa do mar esverdeado do alto da Tirolesa, mergulho nas piscinas naturais de Moreré e noites simpáticas nos luais da orla. Tem um post só sobre ele.
* Costa do Sauípe vale o preço. Champagne à beira da piscina e praia quase deserta lindíssima.
* Península de Maraú foi um dos melhores lugares que já conheci até hoje, por isso tem um post especial só sobre ela. ^^
* Ilhas de Itaparica e do Frade não recomendo. Passeio de escuna caro e demorado para um prainha como qualquer outra fraquinha.
* Itacaré - BA Magnífica, tem um post só sobre ela. Mistura de natureza, belas praias e interior... caminhar nas ruas de pedra é uma delícia, as cachoeiras são maravilhosas (destaque para a do Tijuípe = fácil acesso e local maravilhoso, com restaurantes, banheiros e bela vista), as praias uma diferente da outra (destaque para Itacarezinho - fácil acesso e lindíssima, Havaízinho - não tem muita areia pra aproveitar a praia, mas é lindíssima! e Jeribucaçú - difícil acesso, mas é a mais tranquila, fica no encontro com o rio e o almoço é uma delícia - peixe caseiro).
...
(",)
Praia do Espelho em Porto Seguro - BA:

Costa do Sauípe - BA:

Praia do Forte - BA, região das piscinas naturais de Papa Gente:

Solar do Unhão

Desde ontem que eu estou fazendo planos para ir curtir o pôr-do-sol do Solar do Unhão, mas o dia amanheceu pálido hoje e o sol que era tímido de manhã agora se escondeu totalmente. Quem sabe não são mãos do destino? Pois descobri que aos sábados rola jazz no final da tarde. Quem sabe sábado que vem? Por ora posto uma foto do Farol da Barra para "substituir temporariamente".