terça-feira, 23 de agosto de 2011

Rio - Museu da República no Catete e Museu de Arte Moderna no Aterro do Flamengo.

O MUSEU DA REPÚBLICA ocupa o antigo Palácio Nova Friburgo (no Império), depois Palácio do Catete (na República), que durante 63 anos foi o coração do Poder Executivo no Brasil. Foi inaugurado em 15 de novembro de 1960, após a transferência da capital para Brasília. (Fonte: www.museudarepublica.org.br).
Tem um acervo riquíssimo, sem falar nas instalações e no jardim que as fotos falam por si.
PARA CHEGAR:
Pegar o Metrô até a Estação do Catete. Quando subir a escada da estação dará de frente para o Museu. Custa R$ 6,00 para visitar. Quartas e Domingos é grátis. Maiores de 65 anos e crianças até 10 anos não pagam. Estudantes têm 50% de desconto.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
Terça a sexta, de 10h às 17h
Sábados, domingos e feriados, de 14h às 18h.




Roupa e arma usada por Getúlio Vargas no momento de sua morte.

Do Museu dá pra ir a pé até o Aterro do Flamengo (seguir em direção à orla e ir caminhando em direção ao Flamengo, até o MAM dá uns 3 km antes dele está o Monumento aos Pracinhas) e visitar o Museu de Arte Moderna (MAM), Monumento aos Pracinhas (Mortos aos mortos na 2ª Guerra Mundial) e passear pelo próprio Aterro que traz uma magia a parte, com a Marina da Glória e Pão de Açúcar ao fundo. Além de agradável, rende belas fotos.
Se preferir ir de transporte público pode pegar o metrô até a estação da Glória ou caminhar até a orla e pegar o ônibus 107 em direção ao Flamengo.
Aterro do Flamengo:



Monumento aos Pracinhas no Aterro do Flamengo:

Museu de Arte Moderna:

Av Infante Dom Henrique 85
Parque do Flamengo
(21) 2240 4944
(21) 2240 4899
Horários (podem sofrer modificações) ter - sex 12h - 18h sab - dom e feriados 12h - 19h A bilheteria fecha 30 min antes do término do horário de visitação.
(Fonte: http://www.mamrio.org.br/index.php?option=com_contact&Itemid=3)
...
Se ainda tiver um tempinho sobrando atravesse a rua em frente ao Monumento aos Pracinhas e aprecie a linda Praça Paris, que parece tirada dum filme de época: